domingo, 1 de janeiro de 2012

Bolo de Chocolate e laranja de Nigella Lawson

Não existe melhor dia para começar este blog que o primeiro dia do ano...

A primeira receitinha é deste livro:


Da senhora Nigella Lawson!

Como irão pereceber ao visitarem o meu blog, cá em casa faço muitas vezes bolos e normalmente são comidos logo em seguida... A família é grande :)

Para começar "Bolo de Chocolate e Laranja". 
 Eu, pessoalmente, adorei este bolo, a laranja, o cacau e o mel de cana combinam muito bem. A cozinha fica inundada de aromas doces mesmo sem abrir a porta do forno. Todos gostaram mas acho que quem o apreciou mais fui eu rsrsrs



Inredientes:
-150 gr. de manteiga sem sal, mais para untar
-óleo vegetal (para untar a colher de forma a que o mel não cole à colher)
-2 colheres de sopa  mel de cana
-175 gr. de açucar mascavado escuro
-150 gr. de farinha sem fermento
-1/2 colher de chá de bicabornato de sódio
-25 gr. de cacau em pó  de boa qualidade
-2 ovos
-raspa de 2 laranjas e sumo de 1
1 forma de pão 900 gr. (utilizei uma forma redonda)
-Pré-aqueça o forno a 170º e forre a forma com papel vegetal ou papela própio ( eu usei óleo em spray espiga e polvilhei com farinha)
- Bata a manteiga com o mel de cana ( não se esqueça de untar a colher com o óleo) e o açucar até obter um creme uniforme.

-Misture a farinha, o bicabornato e o cacau em pó e deita na mistura de mel, 1 colher de sopa cheia destes ingredientes secos antes de juntar 1 ovo. Depois, junte mais algumas colheradas dos ingredientes secos antes de juntar o segundo ovo.

- Continue a bater os restantes ingredientes secos e depois junte, ainda a bater, a raspa da laranja, e finalmente de forma gradual, o sumo. Nesta fase a massa pode parecer manchada, como se tivesse coalhado.

-Deite a massa na forma e leve ao forno 45 minutos (eu precisei de mais 10). Deixe arrefecer um pouco na forma antes de desenformar.

Notas da autora:
Este bolo pode ser feito zté 3 dias antes. Embrulhe bem em pelicula aderente e guarde em recipiente hemético. Aguenta 5 dias ao todo.
O bolo pode ser congelado, bem embrulhado numa pelicula de papel aderente e numa camada de papel de aluminio, até 3 meses. Descongele durante a noite à temperatura ambiente.

Depois de desenformá-lo e ainda quentinho polvilhei-o com açucar em pó...

Espero que tenham gostado desta minha primeira receita, que visitem o meu blog e deixem comentários...

Fiquem bem!

1 comentário:

  1. - Amei o bolo estava tão delicioso que devurei ^^' umas 2 a tres fatia :)ahahah as receitas da Sr.Ana são muito boas ihih!

    ResponderEliminar