sábado, 28 de janeiro de 2012

Panna cotta com pêssegos aromatizados


Hoje fiz esta Panna cotta com pêssegos aromatizados do livro "Passo a passo cozinha italiana" da Parragon Books Ltd. A receita original diz ameixas e não pêssegos mas como eu tinha uma lata de pêssegos à mão de semear... Eu acho que podemos usar qualquer tipo de fruta mais acida, morangos por exemplo, pois a sua acidez corta o doce da panna cotta e conseguimos um maior equilibrio de sabor e contraste, quente e frio, acído e doce.


Panna cotta
4 folhas de gelatina
300 ml de leite
250 gr de queijo mascarpone
100 gr de açucar branco refinado
1 vagem de baunilha, cortada ao meio longitunalmente

     Ponha as folhas de gelatina de molho em 4 colheres de leite durante 10 min.
     Deite o restante leite, o mascarpone, o açucar e a vagem de baunilha numa panela e aqueça em lume brando, mexendo até ficar macio. Deixe levantar fervura.
     Retire a panela do lume, deite fora a vagem de baunilha e junte as folhas de gelatina previamente amolecidas no leite.
    Deite o preparado final em 4 formas individuais de pudim com capacidade para 200 ml e leve ao frigorífico até ficarem firmes. (Eu deitei numa forma de pão Inglês mas acho que nas tacinhas teria ficado melhor a nível de apresentação).

Pêssegos ou ameixas aromatizadas
8 ameixas pretas, cortadas ao meio e sem caroço
3 colheres de sopa de mel líquido
1 pau de canela
tira fina de casca de laranja
1 colher sopa de vinagre balsâmico

Numa panela, deite as ameixas, o mel, o pau de canela, a tira de casca de laranja e o vinagre balsâmico, tape e coza, em lume brando, durante 10 minutos, ou até as ameixas ficarem tenras.

Mergulhe a base de cada forma em água quente e desenforme as panna cotta em pratos de sobremesa Sirva a panna cotta com as ameixas (ou pêssegos) aromatizadas de lado.


Adorei esta sobremesa, gostei do contraste entre o quente e o frio o doce e o acído... O vinagre balsâmico desempenha aqui um papel muito importante ao conferir à calda a acidez necessária para uma conjugação perfeita!





Sem comentários:

Enviar um comentário